DI & EaD

CURSOS CORPORATIVOS E PROPOSTA EDUCACIONAL

De maneira geral, a proposta educacional de cursos corporativos em ambientes virtuais de aprendizagem tentam atender aos princípios da andragogia:
    prontidao para aprendizagem
  1. autonomia
  2. experiência
  3. prontidão para aprendizagem
  4. aplicação
  5. motivação para aprender
Contudo, tem-se ignorado no desenho dos cursos em ambiente virtual, a articulação destes princípios com uma proposta efetivamente educacional que possa garantir alguns destes mesmos princípios como resultado, ao final do processo de aprendizagem.

São cursos em sua maioria visualmente bonitos, interativos, dinâmicos, lúdicos, mas que muitas vezes não "conversam" com a experiência do aluno adulto e, tão pouco parecem aplicáveis à prática diária no ambiente de trabalho.

Conheço conteúdos densos que foram tão resumidos para caber em poucos minutos (podm variar de 15 a 90), numa linguagem tão rápida, quase leitura dinâmica, ao final, uma avaliação (geralmente de escolha certo ou errado) avalia o conehcimento do aluno. Pergunte ao aluno o que foi que ele aprendeu e certamente ele não saberá o que viu. Mas ora, o curso não era para ser aplicado à experiência, não era para ser tão flexível que pudesse garantir a autonomia de escolha do seu itinerário, tempo e espaço?

Mas o que falta então? Proposta educacional, os cursos patchworks são conjuntos de estratégias costuradas (dinâmicas, interativas, bonitas e rápidas) em uma estrutura fechada e que nem sempre garantem o que a empresa de fato precisa (profissionais autônomos, experientes, prontos para aprender e aplicar!).

Quem faz e avalia proposta educaccional é o profissional de educação, assim como quem faz cirurgias é um cirurgião, quem constrói pontes é um engenheiro, quem defende/acusa é o advogado, quem administra é um administrador. Entendeu porque nem sempre cursos on line atingem seus objetivos? Nem sempre são profissionais de educação que os desenham. E ainda, nem sempre profissionais de educação estão prontos para entender e praticar os principios da andragogia! Mas esta é outra discussão...

 Ah, falei!


PUBLICAÇÃO DE CURSOS EM EaD

Quantas vezes ao lançar um projeto de e-learning o gestor esquece de incluir em seu planejamento o acompanhamento das equipes, dos alunos e de toda a preparação para o antes e o depois dos cursos?
Numa proposta de e-learning não se pode prescindir deste planejamento, pois assim como no ambiente presencial é necessário o acompanhamento das ações pre, durante e pos cursos, é ilusão acreditar que o aluno a distancia solitário, supostamente autônomo e capaz de desenvolver-se sozinho no ambiente do curso não necessite acompanhamento.
Neste artigo descrevo as fases de planejamento, desde a publicação de cursos a distancia, até a comunicação e interação entre alunos e equipes de trabalho de EaD em três fases: pré, durante e pós-curso.
O intuito não é prescrever, mas sugerir ações pautadas na prática de coordenação de cursos a distância.
Leia mais no artigo:
Publicação de cursos a distância: comunicação, interação e relacionamento com o aluno de EaD. In Sumaré Revista Acadêmica Eletrônica, no. 3. 2010.