Blogs & Educação

PENSO, LOGO BLOGO!

Veja aqui uma proposta para usar blog coletivo como recurso para escrita colaborativa.











BLOGS NA PRÁTICA DE SALA DE AULA


Acima um post do blog Educando com HQs. Este blog foi criado e vem sendo alimentado por um grupo de alunas do curso de Pedagogia da Faculdade Sumaré. É resultado do trabalho de conclusão da disciplina Tecnologia Educacional 2, cuja proposta é abordar o conceito de web 2 com ênfase nas possibilidades educativas de uso do hipertexto, da pesquisa e da produção de comunicação na internet, para conhecer, discutir e usar recursos e interfaces de comunicação da web 2.0.
Neste semestre (2010-1) os alunos deveriam desenvolver um projeto usando o blog como interface aplicada a educação (Lanza, 2007).
O trabalho ficou excelente! Vale a pena visitar!
Heloiza



 Em pesquisa para o mestrado (2007), levantei os tipos de blogs então existentes  na blogosfera. A lista dos tipos de blogs está disponível na dissertação. Contudo, este levantamento partiu de um levantamento bibliográfico.
Ao longo dos últimos anos e seguintes à pesquisa, percebo que ainda hoje os blogs tem sido utilizados em contextos de aprendizagem e de formas distintas (material didático, plataforma de hospedagem, diário, de forma institucional para diversos fins, construção coletiva de comunicação, etc.).
Por conta disto, volto a pesquisar o uso dos blogs em contextos de ensino aprendizagem, contudo a partir da perspectiva da autoria. Me incomoda muito uma interface tão rica em recursos, não ser usada em contextos de educação como recurso de autoria para os mais diferentes níveis de ensino e, sobretudo, para promover a autoria dos alunos.
Se tiver ou conhecer quem tenha exemplos de blogs em contextos educacionais, pode me enviar, ok?
HelôLanza

Nenhum comentário:

Postar um comentário