Propostas e Projetos Educacionais

PROJETO  “PENSO, LOGO BLOGO”

Este planejamento de projeto foi proposto no curso de formação de professores para Uso de TICs na sala de aula. Na fase final do curso, após cinco módulos de formação, os professores deveriam criar uma proposta educacional para usar TICs em contexto educacional para aplicação ainda neste ano letivo.

Abaixo, segue um modelo para uso de blog:

Parte 1_Organização

Temática: Autoria em  língua portuguesa:  uso do blog coletivo  para escrita colaborativa do gênero notícia jornalística.
Público alvo: alunos do ensino médio (1º a 3º anos).
Objetivos
 Incentivar a autoria de textos em língua portuguesa.
 Incentivar a escrita colaborativa e reflexiva crítica.
 Fomentar o uso do blog coletivo para criação de noticias.

Justificativas
Embora o blog não seja mais a “plataforma” mais usada pelos jovens (Declínio dos blogs: culpa 
das redes sociais? ), ainda assim continua sendo uma plataforma com  características que fomentam seu uso em sala de aula, a saber:
 É fácil de ser criado, editado e administrado;
 É barato;
 Fomenta a escrita de textos e hipertextos;
 É de fácil mediação;
 A leitura e escrita se convertem em uma intensa atividade digital para compor ideias, informação ou discursos;
 Fomenta o debate (de monólogo a diálogo) por sua capacidade interativa;
 É possível construir uma plataforma colaborativa e  coletiva,  aberta para outros contextos na web.

Com o uso do blog é possível negociar a  construção de sentidos, desenvolvendo no aluno a experiência como autor e aproveitar as possibilidades de publicação como interface de interação social na rede.

Ao final do projeto, o grupo de alunos deverão ter se apropriado de recursos de escrita (apropriação do  gênero notícia e do recurso blog)  que  incentivam a autonomia da escrita e, portanto, contribuem para a reflexão crítica, o engajamento discursivo, favorecendo a emancipação do indivíduo (PCN:LP).

Parte 2_Estratégia com TICs
O blog será o recurso usado para o desenvolvimento e hospedagem da produção de textos dos alunos ao  longo do projeto (Lanza, 2007), dentro da proposta curricular de LE da escola e segundo os PCN_Língua Portuguesa. O blog como hipertexto que suporta e distribui conteúdos é o recurso ideal para a criação de textos coletivos e colaborativos.

A produção de textos coletivos e colaborativos  pressupõe a  autoria  (geração de conteúdos
próprios que possam provocar reflexão individual, em colaboração e de forma coletiva, a fim
de promover a emancipação e autonomia através da escrita (Freire, Bakhtin), comunicação e
diálogo mediados (Vigotiski) pelo recurso blog (Lanza)), usando a língua materna.

O gênero escolhido para a produção escrita é a “notícia jornalística” como texto que circula no meio sociocultural do aluno.  Por meio do estudo de suas  características (como intencionalidade, características de escrita, circulação) o aluno deverá produzir as noticias que circulam em seu meio social: escola, comunidade,  família, trabalho, usando a língua portuguesa.


Estratégias 
A seguir, descrevemos  as  etapas do  desenvolvimento do projeto, o  “como faremos” para alcançar os resultados desejados.

 Estudo do gênero

  • Estudo do gênero “notícia jornalística”: características, intencionalidade, usos sociais, usos culturais, produção.

 Estudo e Criação do blog

  • O que é blog, características, intencionalidade, usos sociais usos culturais.
  • Como criar blog, como editar, como gerenciar, como mediar.

 Produção dos textos


Recursos 
Nesta etapa descrevemos os  recursos necessários para o desenvolvimento do projeto com
uma estimativa de custos para sua implementação.

Estrutura: laboratório de informática ou computador com acesso a internet em sala de aula. Retroprojetor.

Custos: como a escola já possui laboratório com acesso a internet para a produção dos blogs e, como  os blogs  serão  armazenados na web, não serão  necessários investimentos para a aquisição de recursos.


Cronograma 
Serão necessárias:

  • de quatro a seis aulas para a etapa de estudo do gênero notícia;
  • de quatro a seis aulas para estudo, criação e apropriação do blog
  • um trimestre para a  produção e mediação do blog com  propósito de  avaliação da escrita, sendo  obrigatória a escrita  com  comentários de ao menos uma noticia jornalística por semana no blog.

Após este período, o blog sendo do grupo de alunos, poderá ser continuado por eles como recurso de autoria, emancipação e autonomia de escrita dos textos no blog coletivo.

Resultado final 

  • Blog coletivo por turma (1º, 2º e 3º ano).

Parte 3 _ Aplicação
Ações no dia a dia
o Estudo do gênero: 4-6 aulas
o Estudo e criação do blog: 4-6 aulas
o Produção dos textos: 12 aulas

Avaliação
o A avaliação formativa será realizada ao longo do projeto para  construção do conhecimento, contudo, a  avaliação dos resultados do  projeto só será realizada ao final da aplicação do mesmo. Serão utilizados instrumentos como relatórios, questionários e depoimentos.

Por Heloiza Lanza


PROPOSTA DE PRODUÇÃO COLETIVA DE RADIO/FOTONOVELA, A PARTIR DE CONTOS DE MACHADO DE ASSIS.

Ainda em fase de elaboração de projeto, a Profa Elenice (coordenadora de português em uma escola particular do ensino fundamental em São Paulo), após fazer o curso que ministro sobre Uso de TICs na sala de aula, está preparando seus alunos do 9o.ano para produzirem radio e fotonovelas.

A professora trabalhará os seguintes gêneros de linguagem:
  • contos (o mote para a produção das novelas são os contos de Machado de Assis);
  • radionovela;
  • fotonovela;
  • propaganda;
  • história em quadrinhos.
Os alunos começarão estudando a novela (radio e fotonovela) tomando contato com produções no original (radio e revistas). A partir daí, farão pesquisa orientada na internet para a construção de um  quadro comparativo entre os tipos do gênero (radio, revista e televisão). Os gêneros conto, propaganda e jingle já foram trabalhados com o grupo a priori e não farão parte da discussão.

Os alunos  observarão as características de propagandas, "jingles" e HQs no original e somente a partir da "apropriação" das características do gênero é que partirão para o fazer, usando recursos como internet e programas free de autoria como o audacity e editores de texto e imagem.

O trabalho será realizado em grupos de quatro alunos ao longo do segundo trimestre. Cada grupo escolhe qual tipo de novela construirá e, a partir daí, todo o trabalho será desenvolvido por eles: roteiro, fotos, gravações, audio, edições etc.

Para acompanhar a produção dos trabalhos, a série terá um blog de alunos em que, autores de seu próprio texto, contarão suas experiências, vivências, dificuldades e facildades na construção de suas produções.

Acompanhe este trabalho aqui! Publicarei notícias! Heloiza



CONHEÇA PROPOSTA PARA COMEMORAR DATAS 

Em tempos de consumo desenfreado, muitas vezes como pais nos vemos compelidos a consumir por conta das datas comemorativas.

Uma interessante e fundamentada proposta educacional para tratar o assunto vem da Escola Projeto Vida que desenvolve um trabalho educacional, com base sócio cultural e de reflexão crítica sobre as datas com memória.
Leiam abaixo:




Gerações Interativas
Lembram das quatro telinhas interativas (Internet, televisão, celular e videogame) que nossos filhos, alunos e nós mesmos estamos tão habituados a utilizar? Pois é, em Educação precisamos estar atentos ao uso delas. Que tal participar de um debate com educadores e especialistas a respeito?
"O debate é uma excelente oportunidade para discutir um tema importante da atualidade e refletir sobre como utilizar todo o potencial das telas digitais, com mais qualidade, cuidado e responsabilidade. Por exemplo, você sabia que os adolescentes brasileiros começam a usar as telas digitais mais cedo que em muitos países iberoamericanos? E você sabia que 81% das crianças e jovens do Brasil navegam na Internet sem a mediação de um adulto? E que 24% dos adolescentes brasileiros costumam acessar páginas para adultos?"
No Portal EducaRede, você encontra também uma série de materiais – textos, vídeos e áudios – com orientações para estudantes, educadores e pais de crianças e jovens sobre como fazer o melhor uso das telas digitais.
O debate será no dia 30 de setembro, às 14h30, em São Paulo, o Programa EducaRede realiza o debate “Gerações Interativas - uso responsável das telas digitais” , com a presença de especialistas brasileiros e estrangeiros. A inscrição é gratuita, basta preencher o formulário online.