quinta-feira, 20 de agosto de 2009

FIQUE ATENTO! Um em cada 73 brasileiros estuda a distância



Mais de 2,5 milhões de brasileiros estudaram em cursos com metodologias a distância no ano de 2007, segundo levantamento feito pelo Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (AbraEAD), em sua edição 2008.

A pesquisa inclui alunos em cursos de instituições credenciadas pelo Sistema de Ensino e também grandes projetos de importância regional ou nacional (Fundação Bradesco, Fundação Roberto Marinho e os do Sistema S). Segundo o anuário, no ano de 2007 houve grande crescimento nos projetos voltados para a educação técnica a distância, p.ex. o projeto público Escola Técnica Aberta do Brasil (e-TEC), lançado pelo Ministério da Educação com o objetivo de prover alunos do ensino médio de laboratórios e cursos voltados para a iniciação em diversas carreiras, o que inclui parcerias com a iniciativa privada.

Já em 2008, o e-TEC pretende oferecer 50 mil vagas em 147 cursos de educação profissional. São 288 pólos, segundo o MEC, e pretende chegar a mil pólos em quatro anos. Umexemplo de projeto privado, em parceria com o governo de São Paulo, Fundação Roberto Marinho e o Centro Paula Souza é o
Telecurso TEC para a formação profissionalizante, com um rol de cursos para serem aplicados a distância: Gestão de Pequenas Empresas, Administração empresarial e Secretariado. Seu público-alvo são as mais de cem mil empresas de administração do estado de São Paulo.

A publicação também destaca o crescimento do número de brasileiros educados dentro das próprias empresas onde trabalham. Foram 582.985 pessoas em 2007. Nas pesquisa realizada junto a empresas que praticam educação corporativa a distância, foram encontrados algumas modalidade novas de educação corporativa, como a que educa consumidores dos produtos das empresas. É o caso da Sabesp, empresa de saneamento básico de São Paulo, que promove cursos sobre como evitar o desperdício no consumo de água.

Veja tabelas com os resultados do observatório de projetos de educação a distância do AbraEAD 2008 no site http://www.abraead.com.br/noticias.asp?cod=12.

Fonte:
ABRAED

Nenhum comentário:

Postar um comentário